Maior usina solar urbana do Brasil é instalada na cobertura de um supermercado em Goiânia…

0
304
Divulgação: Grupo GPA

Quem faz compras no Assaí Atacadista da Avenida Independência, em Goiânia (GO), ao lado do Parque Mutirama, não imagina, mas está embaixo da maior usina solar urbana do Brasil.

Com mais de 2.800 placas fotovoltaicas, ela foi construída na cobertura do supermercado e garantirá a produção de 1.500 MWh de energia limpa todos os anos. Para ter uma ideia, trata-se da quantidade de eletricidade gasta por 757 residências em um período de 12 meses.

A instalação foi feita em parceria com a consultoria internacional GreenYellow e deve reduzir em cerca de 40% os gastos com energia do Assaí Atacadista, que também possui outra iniciativa bem bacana relacionada à sustentabilidade. Desde 2014, algumas lojas do supermercado enviam seus resíduos orgânicos para compostagem. Assim, em vez de serem encaminhados para aterros sanitários, eles são transformados em adubo.

Boas iniciativas para serem replicadas, não?

Fonte: https://thegreenestpost.com/maior-usina-solar-urbana-do-brasil-e-instalada-na-cobertura-de-um-supermercado-em-goiania/?amp Goiânia é uma das cidades com o melhor potencial para geração de energia solar no Brasil, fica numa região conhecida com “Cinturão do Sol”. Além disso, o estado lançou uma série de medidas promotoras do desenvolvimento da energia solar fotovoltaica e as demais fontes renováveis, chamado Programa Goiás Solar, com o objetivo de transformar o estado em referência nacional no assunto.

Relacionado: Equipamentos de energia solar serão isentos de ICMS em Goiás 

Uma grande rede de supermercados  aproveitou esse potencial e instalou na cobertura de sua nova loja uma planta solar com mais de 2.800 placas fotovoltaicas em uma área de aproximadamente 8 mil m², que geram uma potência máxima de 920 kWp. A capacidade total da instalação da maior usina solar urbana do Brasil equivale a uma economia de 40% do consumo de energia elétrica da unidade, similar ao que é consumido pelo sistema de ar-condicionado e iluminação de toda a unidade. Ao longo dos 25 anos, previstos para sua operação, a loja evitará a emissão de quase 3 mil toneladas de CO2, o equivalente a quase 18 mil árvores plantadas e uma economia de R$ 2,6 milhões.

Relacionado: Piauí terá a maior usina de energia solar da América Latina 

O Assaí já vem implementando em suas novas lojas um método construtivo que leva em consideração ganhos para o meio ambiente, visando aprimorar sua eficiência energética e a instalação da planta fotovoltaica enfatiza essa vertente da rede.

A companhia já havia inaugurado no início deste ano a sua primeira planta de geração de energia solar distribuída, em uma loja da rede em Várzea Grande, no Mato Grosso (MT), com 303 kilowatts-pico (KWp).

Esperamos que esse exemplo sirva de inspiração para muitos outros empreendimentos.

Fonte: https://sustentarqui.com.br/maior-usina-solar-urbana-goianaia/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por Favor Digite Seu Comentário!
Por Favor, Digite Seu Nome Aqui